Expedições

O Rio de Janeiro é o maior centro urbano de escalada do mundo, contando com mais de 500 vias para todos os níveis e gostos. Segue abaixo os principais locais e opções de escalada na cidade:

Conduta e Ética Local

Parque Nacional da Tijuca

A maior floresta urbana do mundo impressiona também por suas rochas. Montanhas de granito se erguem meio a mata atlântica e oferecem escaladas de todos os tipos.

CE2000 (esportiva) - Manhã ou Tarde

Falésia que revolucionou a escalada esportiva no Rio. Sua negatividade exige muita força e resistência do escalador. O grau das rotas varia do 6º ao 10º.

  • Vídeo do Campo Escola 2000

    Escalada - Campo Escola 2000

Pico da Tijuca - P3 (Longa) - Manhã

O Pico da Tijuca é a montanha mais alta do parque com 1.021msnm, sua escalada e clima fazem lembrar a Serra. Rocha de ótima qualidade, grau acessível (4o/ 5o), e agarras de tamanhos e formas variadas fazem da rota “P3” uma das melhores da cidade.

  • Pico da Tijuca

    Foto da Montanha

    Clique na imagem para visualizar.

  • Via P3 - Pico da Tijuca

    Imagem do local

    Via P3 - Pico da Tijuca

Corcovado

O Corcovado com o monumento do Cristo Redentor localizado no cume é considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno e entre os escaladores locais uma das maravilhas da escalada carioca. Com aproximadamente 400m de rocha vertical sobre a Lagoa, o visual é de tirar fôlego literalmente. As vias na face sul do Corcovado são muito verticais ou negativas, com proteções mistas e algumas cordadas chegando ao 9º grau, exigindo larga experiência, técnica e resistência do escalador. Consulte-nos para mais informações.

  • Corcovado

    Imagem do local

    Face sul do Corcovado

K2 (Longa) - tarde

Outra rota clássica do Rio! Situada em um dos cartões postais mais famosos do mundo, sua linha segue por uma bonita fenda com proteções fixas, graduada em 4º sup. Apesar do grau relativamente acessível, esta escalada impressiona pela técnica de oposição e pela exposição à altura que começa a 550m sobre a cidade. A rota termina aos pés do Cristo Redentor que recebe os escaladores de braços abertos e livres de ingresso.

  • Croqui

    Croqui

    Clique na imagem para visualizar.

  • K2

    Imagem do local

    K2 - Corcovado

Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é um imenso monólito localizado no litoral da cidade que se eleva a 845msnm e se destaca por seu tamanho e forma. Do seu cume se tem uma das vistas mais bonitas do Rio e sua impressionante longa linha costeira.

  • Pedra da Gávea

    Imagem do local

    Pedra da Gávea

Travessia dos Olhos

Belíssima linha bem peculiar que atravessa o bloco superior da Pedra da Gávea. Essa parte da montanha é conhecida como “cabeça do imperador” devido a seu formato que visto de longe lembra o rosto de uma pessoa.  Apesar da relativamente fácil graduação (3o sup) essa via apenas é recomendada para escaladores com experiência devido a sua linha ser praticamente toda em horizontal expondo tanto guia como participante a queda.

  • Croqui

    Croqui

    Clique na imagem para visualizar.

  • Acesso Passagem dos Olhos

    Imagem do local

    Passagem dos Olhos

    - Pedra da Gávea